A Mocidade Unida da Glória (MUG) cruzou o Sambão do Povo com um desfile que foi mais do que espetáculo: foi manifesto, memória e consciência. Com o enredo “O Diário Verde de Teresa”, a escola abriu as páginas esquecidas da história para apresentar ao público a trajetória da princesa e cientista Teresa da Baviera, que esteve no Espírito Santo em 1888 catalogando espécies e registrando um inventário único da biodiversidade local.
Assinado pelo carnavalesco Petterson Alves, o enredo transformou os registros científicos da obra “Viagem ao Espírito Santo – 1888” em narrativa sensível e potente. Ao longo da avenida, a MUG revelou um Espírito Santo exuberante e diverso e pulsante.
Para o carnavalesco, Petterson Alves, transformar os escritos científicos de Teresa em carnaval convida o público à reflexão sobre memória, natureza e o próprio papel do carnaval como ferramenta de consciência coletiva. A mensagem central é um alerta: “Qual será o verde do nosso futuro se, no presente, não cuidarmos e não amarmos a natureza como Teresa ensinou em seus registros e estudos,”‘ concluiu.
Com cerca de 1.300 componentes, distribuídos em 20 alas, a escola desfilou com coesão estética, riqueza simbólica e forte impacto visual, com fantasias luxuosas, pedrarias, plumas e efeitos especiais em vários carros, reafirmando o papel da MUG, como uma das candidatas a ser campeã. A escola também cantou alto, e as palavras ” Canta meu Leão e Força meu Leão”, eram ouvidas durante todo o percurso na avenida.
A Comissão de Frente estabeleceu imediatamente o tom sensível e simbólico do desfile. Com 14 bailarinos, a encenação colocou a própria natureza como protagonista. Vestidos como Araras Vermelhas, os bailarinos rasgaram o silêncio da avenida com movimentos amplos e precisos, simbolizando comunicação, alerta e conexão entre mundos. No centro da cena, a figura de Teresa da Baviera surgia como alguém disposta a ouvir, observar e respeitar o ritmo da floresta.
O primeiro casal de…
Confira a Matéria Completa no Site da Prefeitura de Vitória – ES
Esta cobertura especial reflete o compromisso do Jornal O Centro em acompanhar de perto as pautas municipais, trazendo análises claras e aprofundadas sobre o cenário político e social de Vitória – ES. Jornalista Lauro Nunes (MTb 0004566/ES)
Rede Network JCN – A Engenharia Midiática em Vitória – ES
