A Patrulha Escolar da Serra completou três meses de atuação no último dia 10 de julho e tem se consolidado no fortalecimento da cultura de paz e da prevenção de conflitos nas escolas. Com presença constante nas unidades de ensino, a iniciativa já contribui para a segurança da comunidade escolar e para a construção de um ambiente mais tranquilo e acolhedor.
Nas escolas, as principais atividades realizadas incluem a presença durante as entradas e saídas dos turnos, a realização de visitas tranquilizadoras, o acompanhamento de ocorrências por meio de visitas específicas, a participação em reuniões com os responsáveis pelos estudantes e o atendimento imediato ao Botão do Pânico.
A rota das patrulhas é definida por bairros, com as equipes visitando as unidades de ensino localizadas nas proximidades. Essa programação pode mudar, pois a Patrulha Escolar prioriza a atuação conforme as necessidades que surgem ao longo do dia.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca que a criação da Patrulha Escolar é a continuidade de um projeto idealizado pela gestão de Sergio Vidigal e representa um passo importante diante das novas demandas da sociedade.
“A Patrulha Escolar simboliza nossa atenção aos novos tempos e à necessidade de garantir o direito à educação com segurança. Essa aproximação fortalece os vínculos entre a equipe de segurança e a comunidade escolar, contribuindo para a construção de um ambiente pautado na confiança, no respeito e na prevenção à violência”, defende.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, também ressalta a importância da Patrulha Escolar na promoção de um ambiente mais seguro nas unidades de ensino.
“A presença da Patrulha Escolar tem um impacto direto na redução da violência dentro das escolas. A presença da equipe inibe comportamentos agressivos, traz mais tranquilidade para o ambiente e reforça a sensação de segurança para toda a comunidade escolar”, destaca.
Avanços
A Patrulha Escolar avalia que vem conseguindo dar respostas e prevenir os casos de violência nas unidades de ensino. Entre as ocorrências mais comuns atendidas pelas equipes, estão situações que envolvem bullying, ameaças e outros conflitos.
A iniciativa teve início como um projeto-piloto na Região 5, que abrange os bairros da Grande Jacaraípe, Feu Rosa e Vila Nova de Colares. Atualmente, a Patrulha conta com equipes que prestam atendimento às 147 unidades de ensino da Serra.
As equipes da Patrulha Escolar pretendem se especializar ainda mais e ampliar a atuação nas escolas, com palestras educativas e outras atividades lúdicas aos estudantes.
Conheça a rotina dos agentes
Ainda está amanhecendo quando a agente Polyanna Borges chega ao Pró-Cidadão, sede da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra. São 6 horas da manhã e, como todos os dias, ela inicia sua jornada com foco, disciplina e propósito. Por volta das 6h30, Polyanna já está na estrada. As rotas são traçadas de forma estratégica, com base nas demandas do dia. Às 6h40, ela costuma estar em frente a alguma escola, acompanhando a entrada dos alunos e observando cada movimento com atenção. A prioridade é a prevenção, e estar ali, próxima, já é um recado: há alguém cuidando da segurança dos estudantes.
Assim como a agente Borges, as equipes da Patrulha Escolar da Serra mantêm uma rotina de aproximação com os estudantes e toda a comunidade escolar da rede municipal, com visitas tranquilizadoras, acompanhamento de ocorrências, reuniões escolares e práticas de prevenção a conflitos.
Borges relata o que, em sua visão, é essencial para garantir um bom trabalho das equipes da Patrulha Escolar no dia a dia. “Nós não estamos nas escolas só para garantir a ordem ou fazer ronda. Estamos nas escolas para acolher, ouvir, orientar e, muitas vezes, acalmar situações que exigem empatia e sensibilidade. É a presença constante, o cuidado diário, que faz a diferença. Segurança também é vínculo”, afirma Polyanna.