O Projeto Arranjos Produtivos voltou, nesta sexta-feira (24), a Vila Pavão, no noroeste capixaba. Lá, 17 agricultores de base familiar receberam 1.500 mudas de cacau das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), para contribuir na diversificação das culturas locais. O município tem no café seu maior expoente.
Ao lado de produtores rurais beneficiados e líderes políticos, como o deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT), o prefeito João Trancoso (PSB) e o vice, Vantuil Schraiber (PP), além de vereadores, Marcelo lembrou que o município já foi palco de duas ações (outubro de 2024 e fevereiro de 2025), totalizando 2,5 mil mudas de cacau e 4,9 mil de maracujá.
“A diversificação e o conhecimento são os principais objetivos do nosso projeto”, explicou o presidente da Ales ao apontar os riscos da oscilação de mercado da monocultura. “Então se você ficar na dependência de uma única cultura, você pode ter um prejuízo na sua receita e talvez comprometer até o seus compromissos”, analisou.
		
									 
					